PARTICIPAÇÃO NA CAPACITAÇÃO E-PROINFO 2010

Representantes do NTE da Grande Florianópolis, Amanda e Elisete, participaram do Seminário do E-Proinfo 2010, realizado no Hotel Castelmar em Florianópolis nos dias 28/29 e 30 de setembro.



terça-feira, 26 de junho de 2007

TV ESCOLA E SALTO PARA O FUTURO

Maria de Fátima Ferreira Carvalho
Coordenadora da TV Escola e Salto

A TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública desde 1996. A proposta da TV Escola é proporcionar ao educador acesso ao canal e estimular a utilização de seus programas, contribuindo para a melhoria da educação construída nas escolas.
Sua programação exibe, durante 24 horas diárias, séries e documentários estrangeiros, produções da própria TV Escola, e é dividida em faixas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto Para o Futuro e Escola Aberta.
Existe ainda, em horário especial, uma faixa destinada a cursos para a formação continuada de educadores, onde são oferecidos cursos de aperfeiçoamento das línguas inglesa, espanhola e francesa.

Salto para o Futuro é um programa de Educação a Distância realizado pela TV Escola, que tem como proposta a formação continuada e o aperfeiçoamento de docentes que trabalham em Educação, bem como de alunos dos cursos de magistério.
O Salto é um programa diário, apresentado de 19 às 20 horas e reprisado no dia seguinte às 11 e às 15 horas, na TV Escola. O programa é ainda reprisado pelas TVs Educativas e por emissoras comerciais (convênio MEC/ABERT). Tem a duração de uma hora e apresenta séries, em geral semanais, de debates sobre um determinado tema de interesse dos professores brasileiros. Cada programa conta com três debatedores. Nos programas são apresentados pequenos vídeos que permitem problematizar questões teóricas e práticas no campo da educação.
A sala da TV Escola é um espaço destinado a utilização e capacitação dos professores, assim o educador pode gravar ou solicitar, os programas de seu interesse e exibi-los em sala de aula ou usá-los para uso próprio, enriquecendo seu conhecimento e sua prática pedagógica.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou professora da rede Estadual de ensino em Tubarão, e trabalhei pot três anos no projeto tv escola UM SALTO PARA O FUTURO e na ocasião o núcleo era na UNISUL, porém a secretária da educação encerrou meu contrato porquê não possuia curso superior.Realizei o curso superior e pós graduação.Na ocasião foram desenvolvidas muitas atividades enriquecedoras com os programas com professores,teatros, materiais didáticos da orientação do faça e refaça, experiências científicas e outras.È uma pena que não temos o projeto na região.Eu gostaria de voltar a ser tutora das aulas.Na ocasião a diretora de ensino era a Senhora Nara Pimentel.
Abraços
Terezinha Maria Paulino coutinho