PARTICIPAÇÃO NA CAPACITAÇÃO E-PROINFO 2010

Representantes do NTE da Grande Florianópolis, Amanda e Elisete, participaram do Seminário do E-Proinfo 2010, realizado no Hotel Castelmar em Florianópolis nos dias 28/29 e 30 de setembro.



terça-feira, 4 de novembro de 2008

II SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DA GRANDE FLORIANÓPOLIS


DATA: 10 DE NOVEMBRO DE 2008
HORÁRIO: 8h e 15min às 18h
LOCAL: Auditório Deputada Antonieta de Barros – Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 – Florianópolis - SC

OBJETIVO:
Capacitar professores de Educação Básica das escolas da Rede Pública Estadual e Municipal da Grande Florianópolis e estudantes do magistério, promovendo competências e habilidades a serem desenvolvidas com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Sensibilizar a comunidade escolar da importância do uso da sala informatizada como ferramenta para novas estratégias de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa no processo de construção do conhecimento.
Apresentar as ações do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE.
Socializar projetos de aprendizagem desenvolvidos nas escolas desta gerênciea, que contemplem as diversas áreas do conhecimento e integração das tecnologias da informação e comunicação.
Refletir sobre o novo papel dos educadores frente às novas tecnologias de informação e comunicação.

CRITÉRISOS PARA PARTICIPAÇÃO:
- Para o direito ao certificado de 08 horas, o cursista deverá obter 100% de freqüência (matutino e vespertino);
- Ser profissional da área da educação (professor, Assistente Tec. Pedagógico ou Diretor) das escolas da Rede Pública Estadual ou Municipal da Grande Florianópolis;
- Ser estudante do Curso de Magistério das escolas da Rede Pública Estadual da Grande Florianópolis ou estar cursando Pedagogia;
- Ser Integrador, Coordenador ou Multiplicador nos Núcleos de Tecnologia Educacional do Estado de Santa Catarina.

INSCRIÇÕES: As inscrições poderão ser entregues no NTE, no protocolo da GERED ou via e-mail: nteseminario@sed.sc.gov.br até o dia 06/10/2008. (Retirar ficha de inscrição na Secretaria da sua Unidade Escolar ou na página da SED: http://www.sed.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=101&Itemid=1 )
NTE ( Núcleo de Tecnologia Educacional), Rua Manoel Loureiro, 1948, Barreiros - São José. Fone: 3246 8956

PROGRAMAÇÃO:

8h e 15min às 9h – Recepção e Café

9h – Abertura Oficial

Palestras
9h e 30min – Novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas na prática da sala de aula.
Profº. Jesué Graciliano da Silva
Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atua, desde 1993, como professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC Unidade São José), onde ministra disciplinas na área de projetos.

10h e 30min – Mapas Conceituais em aplicações educacionais: Tecnologias da Informação e Comunicação colocando em prática modelos de educação antes difíceis de serem implementados.
Profº. Evandro CantuDoutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Atua principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, educação tecnológica e mapas conceituais.

11h e 30min - Aberto para questionamentos

12h Intervalo para almoço

Palestras
13h e 30min – TV Escola: Novas Estratégicas de Comunicação
Lorena Maira e Silva
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás - UFG, (2003). Atualmente é Produtora da TV Escola / MEC.

14h e 10min - Salto para o Futuro e a Formação de Professores no
Contexto das TIC´s
Rosa Helena Mendonça
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ, (1999). Atualmente é Supervisora Pedagógica do Programa Salto para o Futuro - TV Escola / MEC.

15h – Aberto para questionamentos

15h 20min - Socialização de projetos que usam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), desenvolvidos nas Escolas Estaduais da Grande Florianópolis.

Escolas convidadas:

Escola de Educação Básica Leonor de Barros
Educadora: Sharon Ellen dos Anjos Machado
Tema: Capacitando o professor para o uso da Sala Informatizada: Oficina Linux Educacional

Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck
Educadora: Andréia da Rosa Gonçalves
Tema: Histórias na sala informatizada: leitura e escrita

Escola de Educação Básica Lauro Müller
Educadora: Márcia Raquel M. B. Gomes
Fabrícia Medeiros Vieira
Tema: Cinema: Arte que inicia na leitura e escrita

16h e 50min - Tecnologia e Arte: O uso da imagem no processo de ensino e aprendizagem - uma experiência com stop motion.
Ricardo Fernandes Braz
Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente Analista Técnico em Gestão Educacional na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - SED

17h e 30min - Aberto para questionamentos

18h – Encerramento e Café

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela performance dos integrantes do NTE de Florianópolis.
Aproveitando...
Ao comemorar seu primeiro ano de vida! “CULTURA NA REDE” convida a todos a participarem desta pequena homenagem. Aos participantes haverá sorteio de um DVD do grupo Gente da Terra. Será anunciado o vencedor no dia 30 de Dezembro de 2008 as 24h00min, logo após o encerramento das inscrições.
Como Participar?
1. As inscrições serão aceitas aos usuários que acessarem e deixarem seus comentários, no Blog “Cultura na Rede” http://culturanateia.blogspot.com/ durante os dias 27de Novembro a 30 de Dezembro de 2008.
2. O sorteio será feito logo após o prazo de inscrições estabelecido.
Abraços a todos...
Luiz